AltoQi

Planilha de pressões resumida

Escrito em 26 de jun de 2018 por: , na categoria: Recurso novo, Release 3

Com o objetivo de facilitar a leitura das planilhas de pressões nos projetos de instalações hidráulicas, gás e incêndio, foram efetuadas algumas modificações que visão diminuir a quantidade de linhas que são apresentadas nas planilhas.

Atualmente ao gerar a planilha de pressões, cada trecho lançado é apresentado na planilha com suas respectivas informações de comprimento real, comprimento equivalente, perdas de cargas entre outros dados. Agora passará a ser possível, de acordo com algumas regras, unir a informação de vários trechos em uma única linha da planilha. A nova opção Planilha Resumida visa melhorar o entendimento do modelo e gerar documentações de cálculo otimizadas do projeto.

Basicamente a regra utilizada é somar as informações dos trechos interligados que apresentam os mesmos diâmetros e as mesmas vazões.

Na figura 1, um exemplo onde será gerada uma planilha considerando o cálculo entre a coluna e o chuveiro detalhando todos os trechos.

Referência entre coluna e chuveiro

Figura 1 – Referência entre coluna e chuveiro

Com base na figura 1 o resultado da planilha completa seria:

Planilha de pressões completa

Figura 2 – Planilha de pressões completa

Já considerando a unificação dos trechos, se tem a seguinte situação indicada na figura 3, onde da coluna até o Te de derivação do lavatório seria um trecho continuo (indicado em laranja), e do vaso até o chuveiro teríamos outro trecho continuo (indicado magenta).

Considerando trechos contínuos

Figura 3 – Considerando trechos contínuos

Para a situação da figura a acima resultará a seguinte planilha:

Planilha de pressões resumida

Figura 4 – Planilha de pressões resumida

Da mesma forma que as planilhas, os diagramas de pressões também serão representados de duas formas. Quando a configuração estiver definida para apresentar a planilha de pressões completa o diagrama será apresentado da forma que já é conhecido, isto é, apresentando a numeração em cada trecho.

Diagrama compatível com a planilha completa

Figura 5 – Diagrama compatível com a planilha completa

E quando estiver configurado para apresentar a planilha de pressões resumida, o digrama será apresentado numerando as respectivas conexões apresentadas na planilha.

Diagrama compatível com a planilha resumida

Figura 6 – Diagrama compatível com a planilha resumida

A nova configuração vai estar disponível em “Arquivo – Configurações – Hidráulico/Incêndio/Gás – Preferências – Diagramas -Planilha de pressões”.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

Uma resposta para “Planilha de pressões resumida”

  1. GERALDO ROSA MARQUES disse:

    Parabéns este é um recurso que contribui com a analise do projeto.

Deixe uma resposta