AltoQi

Novo comando para inserir imagens – Parte 01

Escrito em 31 de jan de 2018 por: , na categoria: Em desenvolvimento, Recurso novo, Release 1

Um procedimento usual na apresentação das pranchas dos projetos é inserir no selo uma imagem de identificação do projetista, escritório, órgão público entre outros.

Com a crescente demanda da modelagem BIM, a aplicação das imagens nas pranchas apresentando uma visualização realista da edificação vem se tornado algo muito comum. Visando esta necessidade, foi incorporado ao QiBuilder uma nova funcionalidade que permite a inserção das figuras nos ambientes de CAD (desenho, croqui ou prancha).

A importação das imagens passa a ser efetuada através do comando Inserir arquivos que antes permitia adicionar arquivos de desenhos com as extensões .CAD, .DWG e .DXF e agora passou a possibilitar também a inserção de imagens com as extensões .BMP, .GIF, .JPG, .JPEG, .PNG, .TIF, e .TIFF.

Recurso em desenvolvimento, previsto para liberação no release 3 do QiBuilder Next. 

Figura 1 – Inserir arquivo

Na figura 2 pode-se observar um exemplo onde a imagem,  no caso o logo da AltoQi, foi inserida no selo da prancha.

Imagem no selo do QiBuilder

Figura 2 – Selo da prancha

Na figura 3 um exemplo onde as imagens foram inseridas na área da prancha.

Imagens inseridas nas pranchas do QiBuilder

Figura 3 – Imagens na prancha

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

6 respostas para “Novo comando para inserir imagens – Parte 01”

  1. GIUSEPPE HENRIQUES GOUVEIA DANTAS disse:

    Olá Julian, excelente aporte.
    Gostaria de tratar de uma sugestão/solicitação que havia colocado em outro forum. Trata-se da possibilidade de inserir famílias de armadura de protensão, e respectivos acessórios (como elementos de ancoragem e protensão) no QI Builder Editor de Armaduras. Isso permitiria detalharmos elementos protendidos, calculados fora do Eberick, nos nossos projetos. Já consegui criar vigas genéricas protendidas no modelo, que se refletem nas pranchas de formas, cortes e outros elementos gráficos; resta detalhá-las com os elementos de protensão, motivo da minha solicitação.

    • Engº Edvanio Pacheco Teixeira disse:

      Boa tarde Giuseppe,
      No momento não temos previsão de incluir este recurso na versão 2018 Next do QiEditor. No entanto, dependendo do número de solicitações, a priorização do recurso é reavaliada.
      Obrigado pela sugestão!

  2. JANNAIAN GODOI COELHO disse:

    Olá Julian, será que está no escopo de melhorias do qiBuilder a inserção de níveis intermediários. Seria uma “mão na roda” para projetos de estruturas menores, onde as vezes aparecem 2, 3 níveis intermediários. Pois a forma atual de lançamento não é nada agradável.

    • Engº Julian Silva disse:

      Olá Jannaian,
      No momento não temos previsão de incluir este recurso na versão 2018 Next do QiBuilder. Contudo, sua questão será avaliada pela equipe do Departamento de Produtos e Serviços da AltoQi.
      Grato pela sugestão!

  3. CICERO THIAGO FIGUEIREDO DE ARAUJO disse:

    Julian, bom dia.
    Faço coro ao colega Giuseppe.
    Posso acrescentar ainda a possibilidade de inserção dos materiais referentes a estrutura metálica (ou elementos genéricos quaisquer), com seu peso e área de pintura (similar a área de formas), com os perfis já pré-cadastrados no software ou importados do Eberick. Partindo da premissa do lançamento de elementos genéricos pelo Eberick, seria interessante o Qibuilder se adequar.
    Outra opção interessante seria o cadastramento de novas barras de armaduras, em aço CA25, por exemplo. No modo atual, não podemos ter barras ø12.5 em CA25 e CA50 ao mesmo tempo.
    Outra opção seria a possibilidade de se usar telas soldadas, além da leitura e transformação das armaduras das mesas (extraidas do eberick) para telas (no Qibuilder).
    Por fim, uma calculadora de volumes e áreas de formas geométricas conhecidas não seria ruim (com somatório entre partes, inclusive). Colocar os materiais de detalhes manuais é uma tarefa chata e se perde muito tempo.
    Abraços e parabéns pelo ótimo programa

    • Engº Julian Silva disse:

      Prezado Cicero,
      No momento não temos previsão de incluir este recurso na versão 2018 Next. No entanto, dependendo do número de solicitações, a priorização do recurso é reavaliada.
      Agradeço pela sugestão!

Deixe uma resposta