AltoQi

Dimensionamento das redes de incêndio em grelha – Parte 01

Escrito em 26 de fev de 2018 por: , na categoria: Em desenvolvimento, Recurso novo, Release 1

Um dos recursos de destaque que está em desenvolvimento é o dimensionamento das redes de incêndio, hidrantes e sprinkler, em grelha e anel.

Este recurso irá compreender a verificação dos diâmetros, o balanceamento das vazões por meio de um processo iterativo, assim como o cálculo das pressões resultantes nos hidrantes mais desfavoráveis e nos sprinklers contidos na área de operação.

Recurso em desenvolvimento, previsto para liberação no release 3 do QiBuilder Next. 

Atualmente é possível efetuar o dimensionamento da rede de incêndio apenas no sistema ramificado (espinha de peixe), sendo que neste caso o abastecimento dos ramais é proveniente de um único caminho, tal como indicado na Figura 1.

O cálculo da vazão nos condutos da rede ramificada basicamente é resultante da somatória das vazões dos chuveiros em uso simultâneo abastecido pelos respectivos condutos.

Rede ramificada de hidrante e sprinkler

Figura 1 – Rede ramificada

A nova solução onde será efetuado o dimensionamento da rede em grelha, irá possibilitar ao projetista efetuar o dimensionamento de situações onde a vazão aplicada nos ramais poderá vir por mais de um caminho, tal como apresentado na Figura 2.

Rede em grelha de hidrante e sprinkler

Figura 2 – Rede em grelha

Logo, de acordo com o arranjo da tubulação definido pelo projetista, um percentual maior da vazão que irá abastecer um hidrante, poderá percorrer um trajeto e o percentual restante outro trajeto.

Na Figura 3, um exemplo simples desta questão, considerando todos os tubos com os mesmos diâmetros, o percurso maior irá gerar uma perda de carga maior, e consecutivamente para balancear a perda de carga no anel, irá receber uma menor vazão.

 Distribuição das vazões nas redes de hidrantes e sprinklers

Figura 3 – Distribuição das vazões

Em projeto de maior porte, o raciocínio aplicado é o mesmo exposto no exemplo anterior, contudo com uma complexidade de cálculo bem maior.

Aplicando o mesmo conceito de dimensionamento do sistema em grelha, também será possível efetuar o dimensionamento da rede em anel, onde neste caso pode-se considerar um dimensionamento misto entre grelha e ramificado, tal como apresentado na Figura 4.

Rede em anel para hidrante ou sprinkler (chuveiro automático)

Figura 4 – Rede em anel

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

3 respostas para “Dimensionamento das redes de incêndio em grelha – Parte 01”

  1. ANSELMO PAGANINI VALENTE disse:

    Juian, boa tarde.
    Este recurso de cálculo da rede hidráulica é mesmo muito interessante para redes de sprinklers.
    Acho também uma alternativa de cálculo que poderia ser inserida no Qihidrossanitário.
    Exerço a função de projetista de instalações prediais há mais de 30 anos e participei de vários projetos de shoppings, e, em vários deles, aplicamos esta solução devido ás extensões das redes e das inúmeras derivações em determinados locais, como nas praças de alimentação.
    Anselmo.
    101965-5

    • Engº Julian Silva disse:

      Prezado Anselmo,
      No momento não temos previsão de incluir este recurso na versão 2018 Next do QiHidrossanitário. No entanto, dependendo do número de solicitações, a priorização do recurso é reavaliada.
      Agradeço pela sugestão!

  2. […] Outros detalhes sobre o dimensionamento da rede em grelha pode ser visto em Dimensionamento das redes de incêndio em grelha – Parte 01 […]

Deixe uma resposta