AltoQi

Comando Ajustar Fluxo

Escrito em 27 de fev de 2018 por: , na categoria: Recurso novo, Release 1

Visando facilitar a definição do fluxo nos projetos das redes hidráulicas, sanitárias, incêndio e gás, foi incorporado ao QiBuilder 2018 um novo comando definido como Ajustar fluxo.

Comando Ajustar fluxo

Figura 1 – Comando Ajustar fluxo

Uma vez efetuado um traçado de uma rede tal como, por exemplo, a rede sanitária, independente dos sentidos dos fluxos definidos no lançamento, será possível acessar o comando Ajustar fluxo, selecionar os condutos das rede, e por fim definir a posição final das redes de esgoto, ventilação e pluvial.

Na Figura 2, um exemplo supondo que os condutos indicados pelas setas vermelhas estão com os fluxos incorretos.

Fluxo errado na rede sanitária

Figura 2 – Fluxo errado na rede sanitária

Após a aplicação do comando se tem os fluxos ajustados tal como o resultado indicado na Figura 3.

Fluxo ajustado na rede sanitária

Figura 3 – Fluxo ajustado na rede sanitária

Para o projeto hidráulico funciona da mesma forma, devendo neste caso selecionar a tubulação que se deseja corrigir o sentido do fluxo, e na sequência selecionar os pontos iniciais das redes de água fria e água quente.

Na Figura 4, um exemplo onde as setas vermelhas representam condutos com problemas de fluxo, e após aplicar o comando temos como resultado o devido ajuste.

Correção de fluxo na rede hidráulica

Figura 4 – Correção de fluxo na rede hidráulica

Assim como apresentado para as redes hidráulicas, para ajustar o fluxo das redes de gás e de incêndio com apenas um comando, torna-se necessário selecionar as respectivas redes e definir os pontos de partida.