AltoQi

Comando para apresentar em planta a elevação dos condutos sanitários

Escrito em 24 de jan de 2018 por: , na categoria: Recurso novo

Ao elaborar um projeto da rede sanitária é importante considerar que estas tubulações apresentam declividade, e ao longo de seu percurso a elevação vai sofrendo uma alteração de nível, que dependendo do projeto pode gerar, por exemplo, uma interferência com os elementos dos projetos de instalação elétrica e estrutural.

Para definir corretamente a posição do furo de uma viga, visando passar por ela uma tubulação da rede sanitária, é fundamental identificar no projeto a elevação em que a tubulação passará pelo elemento estrutural.

Atualmente o QiHidrossanitário possibilita através do comando Aplicar declividade, calcular automaticamente a elevação resultante dos condutos com base nas inclinações definidas nos mesmos.

Visando possibilitar no projeto a identificação do valor da elevação resultante em qualquer ponto da rede sanitária, foi incorporado ao programa o comando Apresentar elevação.

Figura 1 – Comando Apresentar elevação

Uma vez acessado o comando, passa a ser possível clicar em qualquer ponto dos condutos sanitários, e na sequencia posicionar a indicação com o texto resultante da elevação.

Figura 2 – Visualizando elevação

Após inserida as indicações das elevações, se necessário for, as mesmas podem ser reposicionadas apenas as selecionando e movendo, o prefixo pode ser editado nas configurações, assim como se houver alterações nas elevações dos condutos os valores das indicações são ajustados automaticamente.

Se um conduto com uma indicação de elevação for removido, a indicação de elevação também será excluída do desenho.

Figura 3 – Removendo condutos

Além da informação da elevação ao longo dos condutos, é possível também apresentar a elevação nas extremidades dos condutos.

Elevação dos condutos

Figura 4 – Elevações nas conexões

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

3 respostas para “Comando para apresentar em planta a elevação dos condutos sanitários”

  1. […] apresentada na rede sanitárias são os dados referentes as cotas das caixas de inspeção. No post Comando para apresentar em planta a elevação dos condutos sanitários foi descrito sobre o comando Apresentar elevação que permite definir a cota em que um […]

  2. JARDEL BRIZOT disse:

    Bom dia,

    Essa função já esta disponível?

    Obrigada

Deixe uma resposta