AltoQi

Exportação do modelo IFC com cores de superfícies e layers

Escrito em 26 de jul de 2018 por: , na categoria: Recurso novo, Release 3

Com o objetivo de  melhorar ainda mais a interoperabilidade entre os softwares BIM, os modelos desenvolvidos pela AltoQi agora também exportam as informações de layers e as cores e transparência definidas para a superfície dos objetos.

Este recurso tem uma grande importância no conceito OpenBIM. Ele possibilita que o projetista transmita através dos arquivos IFC as suas definições gráficas para o projeto, além de facilitar a usabilidade do arquivo para outras funcionalidades por outros softwares, como por exemplo, a verificação de colisão, configurações de visualização, com o auxilio do uso dos layers.

A seguir vamos mostrar qual as vantagens relacionadas com a interoperabilidade BIM no uso das cores de superficie e layers.

EXPORTAÇÃO DAS CORES DE SUPERFÍCIES

Através da exportação das cores de superfície, é possível efetuar diversas configurações gráficas no modelo em outros softwares. Em função das definições da superficie serem construídas no softwares da AltoQi baseado no conceito de rede, sub-rede e elementos, é possível configurar nos demais softwares as superficies em função da hierarquia criada no QiBuilder ou Eberick, permitindo ainda uma maior flexibilidade das definições gráficas.

Veja neste exemplo abaixo, com o uso do ArchiCad a representação das cores e layers, através de modelos vindos do QiBuilder.

EXPORTAÇÃO DOS LAYERS

O uso dos layers na exportação também é uma importante ferramenta para auxiliar na interoperabilidade BIM. O seu uso nos demais softwares pode ser muito amplo, pois é através dele que os demais softwares podem organizar modos de visualização, facilitar a comunicação e identificação de um grupo de objetos.

Novamente, voltado com a preocupação de se manter a hierarquia de elementos definida pelo projetista, os layers também são identificados através das redes, subredes criadas e elementos.

Buscando sempre facilitar a interoperabilidade BIM entre os softwares, este é mais um recurso desenvolvido com o intuíto de entregar valor e qualidade ao modelo pelo projetista de instalações.

Este recurso estará disponível na versão 2018-08 do QiBuilder.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

4 respostas para “Exportação do modelo IFC com cores de superfícies e layers”

  1. TIAGO DA ROCHA ROQUE disse:

    Qual a previsão de lançamento dessa revisão?

  2. DIOGO FACINI SALVE disse:

    A revisão que inclui essa atualização é a 2018-08?

Deixe uma resposta