AltoQi

Representação das conexões entre condutos retangulares no 3D

Escrito em 04 de jun de 2018 por: , na categoria: Recurso novo, Release 2

Com objetivo de tornar mais realista a visualização 3D das conexões dos condutos retangulares foi implementado um recurso para que seja desenhada as conexões ao associar uma peça.

Na representação das conexões no 3D, o elemento de conexão terá um comportamento para o ambiente 3D paramétrico, na qual é desenhado uma capa envoltória ao redor do conduto retangular, onde o comprimento do elemento é criado em função do valor da base do conduto retangular.

No ambiente 3D realista se a peça de conexão possuir simbologia 3D, ao invés de usar as definições acima para a criação do elemento paramétrico, utiliza-se a simbologia 3D na conexão, mas desde que os condutos retangulares sejam de mesma seção e estejam alinhados entre eles e com a peça definida.

Na figura abaixo é possível observar desenho dos condutos retangulares e suas conexões em planta.

Visualização das peças no ambiente 2D

Visualização das peças no ambiente 2D

Na figura abaixo é possível observar desenho das peças utilizadas nas ligações horizontais e verticais entre os condutos retangulares no ambiente 3D.

Visualização das peças com ligação horizontal e vertical no ambiente 3D (Vista superior)

Visualização das peças com ligação horizontal e vertical no ambiente 3D (Vista superior)

Como a conexão é tratada como um elemento único, a exportação IFC será aprimorada inserindo mais informações  no modelo.

Arquivo IFC exportado QiBuilder 2018

Arquivo IFC exportado QiBuilder 2018

O recurso estará disponível na versão 2018 -05.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

Uma resposta para “Representação das conexões entre condutos retangulares no 3D”

  1. […] – Representação das conexões entre condutos retangulares no 3D – Cálculo das vazões nas redes de incêndio em grelha – Parte 2 (Previsto para liberação no release 3)* e – Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC (Previsto para liberação no release 3)*. […]

Deixe uma resposta