AltoQi

Representação dos condutos em curva no 3D

Escrito em 15 de mar de 2018 por: , na categoria: Recurso novo, Release 2

Na representação gráfica dos projetos elétricos em 2D é comum que os condutos flexíveis sejam desenhados por linhas curvas, com objetivo de definir os encaminhamentos e ainda melhorar a apresentação e interpretação do projeto, evitando assim a sobreposição de informações com outros elementos. Vale ressaltar que o traçado em curva, não necessariamente será o caminho a ser executado na obra.

Na geração  do modelo 3D do QiBuilder os eletrodutos representados em curva na planta baixa são desenhados em linha reta. Com o advento do BIM na qual esse modelo agora será exportado em formato (*.IFC) para compatibilização e demais usos, o mesmo deve refletir exatamente o que foi definido em planta e que será executado. Na figura abaixo é possível visualizar a representação dos eletrodutos em curva representados em linha reta na visualização 3D.

Figura 1 - planta baixa x visão 3D condutos em reto

Figura 1 – planta baixa x visão 3D condutos reto

Devido a essa nova necessidade de efetuar a modelagem mais realista do projeto, no QiBuilder Next versão 2018- 05 estará disponível um novo recurso que vai permitir o projetista definir se os condutos lançados em curva no 2D também serão representados com a mesma curvatura no modelo 3D.

Figura 2 - planta baixa x visão 3D condutos em curva

Figura 2 – planta baixa x visão 3D condutos em curva

O projetista poderá configurar a forma de representação que melhor lhe atende e caso defina a opção de refletir a curva no 3D como “Não”, o programa mostrará uma representação do conduto reto em planta com um nível de desenho especifico para referência do traçado real do modelo.

Figura 3 - Linha de referência do traçado do conduto no modelo 3D

Figura 3 – Linha de referência do traçado do conduto no modelo 3D

Outra melhoria associada a definição dos condutos é a inclusão de um botão que vai permitir o projetista efetuar o lançamento de condutos cadastrados com o tipo “Curva” de forma reta e de forma continua clicando sequencialmente. Atualmente esse lançamento requer a definição dos pontos de curvatura, mesmo que o ângulo seja igual a zero para obter o traçado reto.

Figura 4 - Lançamento conduto contínuo reto

Figura 4 – Lançamento conduto contínuo reto

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

Deixe uma resposta