AltoQi

Liberada atualização 2018-05 (QiBuilder 2018 Next)

Escrito em 04 de jun de 2018 por: , na categoria: Notícias, Release 2

Finalizada a segunda etapa de desenvolvimento do projeto QiBuilder 2018 Next. Neste release foram desenvolvidos novos recursos e melhorias, os quais podemos citar:

Representação dos eletrodutos em curva no 3D

Implementado a representação de eletrodutos com geometria curva no modelo 3D, aumentando o nível de realismo do projeto. Além da representação do modelo 3D, a geometria também passa a ser compartilhada no modelo IFC.
– Representação dos condutos em curva no 3D

Cotas de elevação nas caixas de inspeção

Uma informação muito comum apresentada na rede sanitárias são os dados referentes as cotas das caixas de inspeção. Este comando, permite inserir em planta a cota de topo e fundo das caixas.
– Cotas de elevação nas caixas de inspeção

Interoperabilidade BIM – IFC

Em continuação a importação de modelos IFC, tratado a importação de novas entidades IFC, como IfcWindow (Janelas), IfcDoor (Portas), IfcStairFlight (Lance de escada) entre outras.

Linhas tracejadas 

Implementadas melhorias no desenho dos tipos de linhas tracejadas nos elementos: curva, círculos, elipse, arco de elipse, arco centro e arco 3 pontos. O programa está desenhando de maneira uniforme as linhas tracejadas.

Representação da conexão entre eletrocalhas ou calhas pluviais

Adicionado no modelo 3D a representação paramétrica da conexão entre eletrocalhas ou calhas pluviais. Este elemento também é exportado no modelo IFC, aumentando a realismo informações no processo de interoperabilidade BIM.

– Conexão entre eletrocalhas no modelo 3D

 

Outros recursos desenvolvidos neste release:

– Representação das conexões entre condutos retangulares no 3D
– Cálculo das vazões nas redes de incêndio em grelha – Parte 2 (Previsto para liberação no release 3)* e
– Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC (Previsto para liberação no release 3)*.

* Recursos iniciados no release 1 e 2 e que ainda estão em fase de desenvolvimento. Estão previstos para serem finalizados no release 3 com liberação no início do segundo semestre de 2018.

 

O release 2 já está disponível na guia Downloads.