AltoQi

Importação IFC – Parte 2

Escrito em 03 de jul de 2018 por: , na categoria: Em desenvolvimento, Recurso novo, Release 3

No release 1 do QiBuilder Next foi liberada a primeira parte do importador de modelos BIM IFC. Com o objetivo de dar continuidade ao processo de interoperabilidade BIM, foi implementado neste release a importação de geometrias especiais presentes no modelo IFC.

Devido à diversidade de elementos que compõem o modelo IFC, algumas geometrias do modelo importado poderiam não ser reconhecidas nessa primeira etapa. No entanto, com o processo de desenvolvimento colaborativo da AltoQi, recebemos diversas contribuições dos clientes com o envio de inúmeros modelos IFC. A ajuda propiciou o mapeamento mais completo dos elementos não reconhecidos e foram tratados nesta atualização.

Desta forma, é possível efetuar a importação do modelo IFC externo com maior precisão e, ao gerar a visualização 3D, o modelo interno do QiBuilder e do Eberick estarão integrados com o modelo externo importado. Assim, pode-se realizar a análise conjunta dos projetos envolvidos.

A importação de arquivos IFC permite ao projetista maior assertividade na aplicação do workflow BIM, considerando em três dimensões as disciplinas desenvolvidas em outras ferramentas BIM.

Figura 1 - Importação do modelo IFC

Figura 1 – Importação do modelo IFC

A fim de aperfeiçoar a importação e o reconhecimento completo (com todos os elementos do modelo), a equipe de desenvolvimento da AltoQi incorporou um tratamento que possibilita o reconhecimento da maior quantia possível de combinações de geometrias do arquivo IFC importado. Desta forma, o modelo será mais preciso e realista na apresentação dos objetos, garantindo uma interoperabilidade mais consistente do fluxo BIM de projetos.

Esse recurso completo estará disponível no QiBuilder 2019 – Release 3. 

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

3 respostas para “Importação IFC – Parte 2”

  1. CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA disse:

    Quando estará previsto Release 3 ?

  2. CARLOS ALBERTO DE OLIVEIRA disse:

    Poderiam postar mais artigos relacionados ao IFC do Release 3? pois isso importante para nós usuários e clientes . e parabéns pelo excelente desenvolvimento .

  3. RENATO AURELIO CAPURUÇO COSTA disse:

    Gostaria de saber se o projeto da rede de sprinklers do QiIncêndio, contempla também (em especial no caso do IFC) os tipos de suportes indicados pelo fabricante dos tubos e conexões, como ilustrado em anexo.

Deixe uma resposta