AltoQi

Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC

Escrito em 24 de abr de 2018 por: , na categoria: Em desenvolvimento

A fim de aprimorar cada vez mais o fluxo de projetos em BIM utilizando as soluções de interoperabilidade de importação e exportação IFC, encontra-se em desenvolvimento um recurso que permite efetuar a representação de modelos 3D externos (Q3D ou IFC) em 2D. Com isso, torna-se possível utilizá-los como referência externa na execução dos projetos no QiBuilder e Eberick.

Esse recurso deve propiciar, por exemplo, importar o modelo arquitetônico no formato IFC e a partir da extração de um corte no modelo 3D, extrair automaticamente as plantas de referência 2D de cada pavimento da edificação. Outro ganho na etapa de preparação do projeto é de não precisar efetuar a conversão da escala e posicionamento da origem, visto que será realizado de forma automática com base nas informações do modelo.

Geração automática da planta baixa a partir do modelo IFC

Geração automática da planta baixa a partir do modelo IFC

Essa funcionalidade deve permitir ainda a importação dos demais modelos da edificação, como: o IFC do projeto estrutural com o intuito de usá-lo como referência para elaboração do projeto, facilitando a previsão de interferências com seus elementos vigas e pilares.

Geração automática da planta de estrutura a partir do modelo IFC

Geração automática da planta de estrutura a partir do modelo IFC

O projetista terá maior assertividade nos lançamentos, tornando-os mais precisos e realistas. Assim, o mesmo modelo IFC será utilizando como referência 2D e 3D.

Na figura abaixo pode-se verificar que a partir dos modelos 3D importados da arquitetura, estrutura e hidráulico, foram gerados os desenhos  2D de referência para lançamento nos pavimentos Térreo e Superior.

Árvore de projetos da edificação

Árvore de projetos da edificação

O recurso, que está em processo de desenvolvimento, está previsto para a versão 2019 com lançamento a partir segundo semestre.

Se você gostou do conteúdo acima leia também

Comentários

Uma resposta para “Geração automática da planta baixa a partir do modelo BIM IFC”

  1. VITOR SCAVACINI DE FREITAS disse:

    Testei a nova versão do Qibuilder Next (a 05).
    Importou muito bem os elementos Portas, Janelas e Escadas.
    Testei um outro arquivo IFC mais complexo (com mobiliario) e infelizmente deu crash no programa. Enviei o relatório já.

    Estou aguardando ansiosamente para o realease com a geração de plantas baixas… isso será um divisor de águas aos nossos projetos!

Deixe uma resposta